Qualicorp conscientiza corretor no combate a fraudes
Empresa tem realizado ações para auxiliar seus parceiros com o compartilhamento de dicas e informações que ajudem a prevenir fraudes
O crescimento dos casos de fraude contra planos de saúde tem feito com que as empresas do setor direcionem um olhar mais atento à questão. Administradoras, operadoras, prestadores de serviços e entidades em geral estão unindo esforços para combater as ilicitudes e conscientizar sobre o uso correto dos convênios.
A Qualicorp faz parte desse movimento, e tem realizado ações para auxiliar seus corretores parceiros com o compartilhamento de dicas e informações que ajudem a prevenir situações de risco.
“Este é um assunto extremamente importante e pertinente, uma vez que a vida de todos os envolvidos melhora consideravelmente em um setor com menos fraudes, em especial a dos beneficiários de boa-fé. Quem pratica ou é conivente com essas atitudes ilícitas pode sofrer consequências sérias, como cancelamento do plano de saúde, bloqueio do código para venda, processo de indenização cível e até mesmo criminal”, explica Alessandra Brasil, diretora de Compliance da Qualicorp.
Responsabilidade do corretor do plano de saúde: Qualicorp contra as fraudes
Existem diversas atitudes simples do cotidiano do corretor que podem ser tomadas para auxiliar no combate às fraudes do setor da saúde. Confira algumas dicas:
- Guarde o histórico da venda com o cliente: e-mails, mensagens trocadas e documentos recebidos;
- Confira os documentos apresentados pelo cliente, especialmente os de endereço e elegibilidade, além de confirmar com o cliente se estão corretos e regulares;
- Valide com o cliente os dados cadastrais inseridos na proposta (e-mail, telefone e endereço);
- Oriente o cliente a responder corretamente a Declaração de Saúde, com informações verdadeiras, inclusive explicando as consequências de uma informação falsa;
- Não insira informações inverídicas e documentos que não sejam do cliente na proposta;
- Não compartilhe o seu código de vendas com outros colegas.
As fraudes acabam prejudicando todo o setor e, em especial, os clientes de boa-fé, uma vez que aumentam a sinistralidade e os custos de um plano de saúde. “Apenas com o apoio de todas as empresas envolvidas nessa cadeia, inclusive do corretor, ao não aceitar contratos fraudulentos, será possível ampliar ainda mais o acesso à saúde de qualidade para os brasileiros”, completa Alessandra.