Dia mundial da conscientização do Autismo

Esta data foi criada com a intenção de alertar a sociedade sobre esse transtorno e combater o preconceito e discriminação

Dia mundial da conscientização do Autismo

Mãos segurando o símbolo que representa o autismo.

O que é o autismo?

O Autismo não é considerado uma doença ou patologia, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento.

Alguns dos seus sintomas são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo.

Vale ressaltar que o autismo é diferente para cada um, com diferentes níveis e até mesmo existem pessoas com autismo que não apresentam esses sintomas.

Quando surgiu o Dia mundial da conscientização?

Essa data foi criada em 18 de Dezembro de 2007, pela ONU (Organização das Nações Unidas), com a intenção de alertar a sociedade sobre esse transtorno e combater o preconceito e discriminação.

Temas trabalhados neste dia

No dia mundial da conscientização do autismo, anualmente, são trabalhados temas. Como por exemplo, No ano de 2018, o tema escolhido foi “Empoderando mulheres e meninas com autismo”, com a intenção de mostrar as dificuldades que as mulheres autistas enfrentam por seus direitos e sua liberdade. Visto que, entre as mulheres, existe uma discriminação ainda maior do que os homens com essa deficiência, por isso necessitam de meios que garantam seus direitos.

Já em 2019, o tema escolhido foi “Tecnologias assistivas, participação ativa”. Mostrando o uso da tecnologia e sua importância para quem possui autismo. É de extrema importância que sejam desenvolvidas essas tecnologias e que sejam de fácil alcance, para que ainda mais pessoas tenham acesso.

Como os planos de saúde lidam com o autismo?

Segundo a lei 9.656/98, é obrigatório que os planos de saúde ofereçam cobertura para quem possui autismo, podendo receber ação judicial caso neguem atendimento. Isso ocorre porque essa mesma lei adiciona o autismo como parte do TDG (Transtornos Globais de Desenvolvimento), distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida.

Nossos corretores são orientados sobre esse e outros transtornos que fazem parte do TDG, assim como também são orientados sobre todos os transtornos ou doenças que nossos planos de saúde oferecem cobertura. Para assim, garantir igualmente um melhor atendimento para todos.

Créditos: https://novaescola.org.br/conteudo/51/o-que-sao-os-transtornos-globais-do-desenvolvimento-tgd

https://blog.causeiobem.org/2021/11/26/autismo-e-planos-de-saude-conheca-os-direitos/

https://raqueltedesco.jusbrasil.com.br/noticias/421730743/autismo-e-planos-de-saude-saiba-os-direitos-do-seu-filho

Gostou? Quer Receber Novidades? Cadastre-se!