Crescimento dos serviços de saúde em farmácias
- Crescimento dos serviços de saúde em farmácias
Serviços de saúde de atenção básica nas farmácias
Exames rápidos – o que determina as possibilidades nessa área é a tecnologia, ressalta Dias. “Isso porque não há uma pré-determinação do que pode ser feito”. Então, a oferta de exames rápidos depende que sejam cada vez mais disponibilizadas no mercado soluções tecnológicas a partir do desenvolvimento de novos equipamentos com acurácia, segurança e bons níveis de sensibilidade, equiparados aos laboratórios.
Consulta farmacêutica – outro fator que Dias destaca, para a promoção da atenção básica à saúde nas farmácias, é o acolhimento pelo farmacêutico. “A consulta farmacêutica, por mais que seja um serviço relativamente simples, é muito importante nessa época de digitalização, pois permite humanizar o atendimento”.
Telefarmácia – a Resolução 727 do Conselho Federal de Farmácia, de junho de 2022, permite o exercício da farmácia clínica de forma remota para teleconsulta farmacêutica, teleinterconsulta/ telemonitoramento ou televigilância e teleconsultoria. Na interconsulta, por exemplo, quando o farmacêutico percebe que não consegue avançar em um desfecho no atendimento presencial, pergunta se o paciente quer chamar um médico de forma remota. Caso positivo, ele passa para o médico dados como pressão arterial, temperatura e saturação de oxigênio e triangula, explica Dias.
Triagem de problemas de saúde – ele avalia que a farmácia pode funcionar como um ponto de triagem em relação à atenção básica à saúde por ter bastante capilaridade. Ela é fundamental para saúde como um todo, tanto para a saúde pública como para a privada. “Apesar de termos 38 mil postos de saúde espalhados pelo Brasil, nem sempre a acessibilidade deles é a melhor e faltam insumos às vezes”.
Públicos dos serviços de saúde nas farmácias e sinergia com outras áreas
Em um primeiro momento, avalia Dias, as pessoas que têm plano de saúde procuram tratamento preventivos, procuram se cuidar mais. Por outro lado, as que ainda não têm acesso a plano de saúde – que são cerca de 120 milhões de pessoas no País, segundo ele – ainda são muito direcionadas para uma jornada hospitalocêntrica, uma jornada curativa e não uma jornada preventiva.
Usuários de planos de saúde – “normalmente, quem tem plano de de saúde é mais preocupado ou é instruído a se preocupar. Nesse contexto, o farmacêutico consegue ser um coordenador da saúde, especialmente da saúde privada. Porque na saúde pública, o SUS tem uma coordenação muito interessante, muito efetiva, apesar dos problemas, diz ele.
Diminuição de custos – na saúde privada, ainda não há essa coordenação, considera Dias. “Os planos acabam sendo nichados, universos que não se tocam. Então, o farmacêutico consegue direcionar. Mas, principalmente, acolher o usuário do plano nesse momento inicial que ele não sabe nem para onde ir. O acolhimento inicial pode evitar a procura de especialistas e a geração de custos desnecessários, ajudando a baixar sinistralidade do plano de saúde. As farmácias também podem ajudar bastante na diminuição do custo da saúde pública.
Diagnósticos laboratoriais – em uma jornada na farmácia, a pessoa que faz um teste, por exemplo, de malária ou chikungunya, vai precisar confirmar o resultado no laboratório, pois o exame rápido na farmácia é de triagem, explica Dias. Ela pode gerar tráfego adicional para um laboratório, remetendo para um segundo nível. O que gera sinergia com camadas secundárias de atendimento ou com outros players do mercado de saúde em geral.
Oportunidades de negócios nos serviços de saúde nas farmácias
Os serviços de saúde nas farmácias cresceram 69% no segundo trimestre de 2023 em comparação ao primeiro trimestre do ano, segundo o Report CRX T2-2023. O relatório, elaborado pela health-tech Clinicarx, mostra tendências e oportunidades de negócio no setor farmacêutico com base na análise de 1,7 milhão de serviços de saúde, realizados de 1º de abril a 30 de junho em mais de quatro mil farmácias do País.
Os dados do relatório mostram que as farmácias realizaram quase 90 tipos diferentes de serviços clínicos, divididos nas categorias de procedimentos, consultas, exames rápidos, vacinas e check-ups. Somados, os procedimentos e as consultas representaram mais de 86% dos serviços de saúde prestados, sendo que a primeira categoria foi responsável por 63,12% do total e a segunda por 23,56%.
Já os exames rápidos responderam por 8,46% do total, mostrando uma tendência de elevação comparando com o primeiro trimestre, quando representaram 8,4% dos serviços de saúde realizados nas farmácias. Em seguida, estão as vacinas, responsáveis por 4,79% dos serviços, seguidas pelos check-ups, que representaram 0,09% do total.
Embora a categoria de exames rápidos não tenha apresentado um crescimento muito grande do primeiro para o segundo trimestre de 2023, o resultado é bem diferente quando é dividida em exames rápidos Covid-19 e exames rápidos não-Covid. Enquanto os exames para detecção do novo coronavírus caíram 15% em relação ao primeiro trimestre e 86% comparando com o mesmo período do ano anterior, os exames rápidos não-Covid tiveram um crescimento muito expressivo.
Serviços de saúde nas farmácias cresceram mais de 80% na categoria de exames rápidos não-Covid
O aumento superior a 80% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior e de 40% comparando com o primeiro trimestre de 2023, que o relatório da Clinicarx aponta, é reflexo da RDC 786/23 da Anvisa, que regulamenta a realização de exames rápidos em farmácias e consultórios.
Quem faz serviços de saúde em farmácia não só se torna fiel, ou seja, consome por um período mais longo na unidade que frequenta, como incrementa mais produtos da cesta, observa Dias. Segundo ele, os serviços de saúde em farmácia estão sendo um complemento de jornada em farmácia.
“Queira ou não, a farmácia ainda é uma atividade varejista. E como qualquer atividade varejista, ela vai focar no seu core business, no seu principal negócio. O serviço de saúde em farmácia vem mais como um diferencial competitivo para fidelizar e incrementar a cesta”.
Ao colocar elementos como serviços de saúde, a sugestão ou a venda consultiva acaba sendo muito mais assertiva. E não só isso, “como o farmacêutico é muito acessível e tem a questão da pessoalidade, além de existir farmácias em todas as esquinas – a Pague Menos, por exemplo, tem mais de 1.600 lojas no País todo – você acaba gerando um vínculo”, finaliza o executivo.
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