Como se preparar para o dia das eleições
Como o voto é uma atitude de muita responsabilidade, justamente por eleger estes representantes, você deve estar preparado para o dia das eleições.
Como deve ser de seu conhecimento, esse ano é ano de eleição, para os cargos de prefeito e vereador. Esse é o momento em que escolhemos nossos representantes – que irão discutir pautas de interesse público e governar nosso país. Como o voto é uma atitude de muita responsabilidade, justamente por eleger estes representantes, você deve estar preparado para o dia das eleições.
Neste texto montamos uma checklist do que você precisa saber para estar totalmente preparado para votar!
Antes do dia das eleições
A preparação antes do dia das eleições se faz necessária. Ela envolve, especialmente, se atentar aos prazos eleitorais e pesquisar sobre os candidatos em disputa. Vamos te explicar melhor sobre cada um desses tópicos logo abaixo!
✓ Pesquisar sobre os candidatos
Antes de votar, você deve ter em mente qual candidato quer eleger, certo? Mas essa escolha não deve ser feita de uma hora para a outra – apesar desse tipo de situação acontecer.
Para começar sua pesquisa sobre os candidatos, primeiro você deve escolher qual cargo irá analisar primeiro. Os cargos em disputa para as eleições 2022 são: presidente e vice-presidente da república, governador e vice-governador, senador, deputado federal, estadual e distrital. Com o cargo em mente, você deve pesquisar os candidatos com base no estado de seu domicílio eleitoral. Não faz tanto sentido dar prioridade à um deputado estadual de outro estado, certo?
Portais de notícias confiáveis podem ser úteis para pesquisar sobre os candidatos, bem como suas páginas oficiais, onde você pode encontrar suas propostas e planos de governo, por exemplo. A televisão, com a propaganda eleitoral e programas que fazem debates, bem como sabatinas de todos os candidatos, também são uma boa fonte. Antes de votar no dia das eleições, é dever do cidadão conhecer seu candidato.
✓ Se atentar sobre os prazos eleitorais
Especialmente em ano de eleição, ter conhecimento sobre as principais datas eleitorais nos ajuda a ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Por exemplo, se você não pôde comparecer às urnas nas últimas eleições, não justificou voto e nem pagou multa, você está em débito com a Justiça Eleitoral. Para saber o passo a passo de como identificar sua quitação eleitoral, é só clicar aqui. Você também pode verificar isso no aplicativo do e-Título.
Prazos para transferir título, justificar voto, votar em trânsito, e as datas do primeiro e segundo turno são algumas das quais o eleitorado deve ter em mente.
No dia das eleições
Chegou o tão esperado dia da eleição! Mas, o que fazer?
✓ Documentos e locais de votação
Ao sair de casa, é importante, primeiramente, checar se está com os documentos necessários em mãos. Para votar, o único documento obrigatório é um documento oficial com foto – carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Se já tiver feito cadastro biométrico, você pode ativar e usar apenas seu e-Título.
Contudo, para votar, você deve ter conhecimento de sua zona e seção eleitorais – informações que estão presentes no título de eleitor físico e digital (e-título) -, por isso é aconselhado levar consigo seu título. Se você perdeu seu título, saiba que é possível ter acesso ao local de votação pelo próprio site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta clicar aqui e informar seu nome completo, o de sua mãe e sua data de nascimento.
Caso você não consiga votar no dia das eleições por não estar no município de seu título, será necessário que você justifique seu voto. Em 2020, essa justificativa poderá ser feita pelo e-Título.
✓ O que pode e não pode no dia das eleições
Dúvidas como se é permitido fazer boca de urna, ou levar uma “colinha” para lembrar da legenda de seu candidato são frequentes. Aqui, reunimos os principais pontos sobre o que fazer e o que não fazer no dia das eleições.
É proibido:
- Realizar boca de urna – propaganda eleitoral, como distribuir santinhos, realizada próxima às seções eleitorais ;
- Usar de meios que impossibilitem que o voto seja secreto – como celulares e máquinas fotográficas;
- Venda de bebidas alcoólicas entre o período das 6h às 18h. Entretanto, esta regra deve ser definida pelo juíz de cada zona eleitoral;
- Concentração de pessoas vestidas de maneira padronizada e usando itens de candidatos e/ou partidos, seja com camisetas, broches, bandeiras e afins.
Entretanto, é liberado:
- Levar sua “cola” dos candidatos e partidos que irá votar;
- Usar acessórios que demonstrem sua preferência por algum candidato – como os citados acima -, caracterizando como manifestação silenciosa;
- A fiscalização nos locais de votação pelos partidos/coligações.
Depois do dia das eleições
Passado o dia das eleições, não pense que o trabalho acabou, muito pelo contrário! Enquanto cidadãos ativos, devemos fiscalizar nossos políticos, a fim de que cumpram com suas responsabilidades. Além disso, para quem não está em dia com a Justiça Eleitoral, algumas tarefas ainda são necessárias.
✓ Justificar voto após o dia das eleições
Para quem deixou de votar no dia da eleições, existe a possibilidade de justificar seu voto em até sessenta dias após o turno. Para isso, você pode utilizar o e-Título ou ir até o cartório eleitoral mais próximo e entregar seu requerimento de justificativa preenchido, além de documentação que comprove sua impossibilidade de ter comparecido às urnas – como atestado médico ou bilhete de viagem.
✓ Resultado das eleições
Com a divulgação do resultado dos candidatos eleitos, é hora de saber quem irá governar nossas cidades.
É importante sermos agentes fiscalizadores de nossos políticos para que, dentre outras coisas, possamos cobrá-los por nossos direitos. Além disso, esse controle social também vale como a pesquisa inicial para as próximas eleições, afinal, existe a possibilidade que alguns desses políticos tentem a reeleição nas próximas eleições.
Fonte: Politize!