Você sabe o que faz o Recursos Humanos?
Qual a importância do RH em uma empresa?
Oque é o RH?
A sigla RH significa Recursos Humanos. RH é o departamento que tem a responsabilidade de selecionar, contratar, treinar e remunerar os funcionários de uma empresa. Vamos explicar cada uma dessas áreas.
Para ajudar a empresa a alcançar ótimos resultados e espalhar boas condições de trabalho para os colaboradores, o departamento de RH pode atuar em diversas áreas.
- Recrutamento e seleção
Essa área é responsável por contratar novos talentos para posições não definidas. Ficam responsáveis por todo o progresso do processo seletivo, como as dinâmicas em grupo, definir cada cargo, entrevista e feedback da seleção.
Esse é um dos processos mais relevantes para as empresas, pois com uma boa política de atração de talentos, as empresas conseguem atingir mais facilmente seus objetivos.
- Departamento pessoal
Essa área cuida de toda a parte burocrática relacionada a gestão de pessoas da organização. Solicitar documentos, gerenciar folhas de pagamento, solicitar notas fiscais, gerenciar o recolhimento do FGTS e INSS, acompanhar o banco de horas, entre muitas outras funções.
Os profissionais que ocupam essa função devem constantemente observar se a empresa está obedecendo as diretrizes da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), demandas sindicais de cada profissão e outras obrigações legais.
- Desenvolvimento humano
O RH também está relacionado aos projetos de treinamento e desenvolvimento, que devem ser contínuos dentro das organizações de alto impacto. Desenvolver estratégias de capacitação e oferecer oportunidades de crescimento são jogadas fundamentais para garantir a produtividade.
- Benefícios
Todas as empresas são legalmente obrigadas a oferecer FGTS, férias, 13º salário e vale-transporte. Porém, algumas empresas que oferecem benefícos a mais (como vale-alimentação, plano de saúde, etc), são mais competitivas e atraentes.
Esses benefícios são grandes diferenciais nas jogadas para atrair mais talentos.
Segundo estudos da MetLife, um bom pacote de benefícios é mais do que o suficiente para tornar um profissional leal a empresa.
Nisso, o RH, é responsável por pesquisar os benefícios mais desejados pelos funcionários, fazer o processo de implementação quando aprovado pela empresa e realizar a gestão de benefícios mensalmente.
- Cargos e salários
Apesar dos benefícios citados acima serem grandes atrações para os funcionários, os gestores de RH também precisam consolidar um plano de cargos e salários, para a partir disso gerar um plano de carreira para cada função.
Essas definições terão um grande impacto na produtividade porque incentivam o profissional a ter um melhor desempenho em seus trabalhos, uma vez cientes de que eles possuem expectativas sobre as possibilidades de promoções e avanço na carreira.
- Saúde e segurança
O setor de RH também tem o dever de promover iniciativas para cuidar da saúde dos funcionários. Essa é uma das questões que mais impactam os resultados de uma empresa, porque determinam a capacidade de produção, engajamento, lealdade e performance.
Esse tipo de iniciativa também reduz os custos com afastamentos por conta de problemas de saúde. Problemas não somente físicos como também mentais.
Quanto maior for o cuidado com a saúde ocupacional, mais chances a empresa tem de conseguir um melhor resultado.
Por fim, qual a importância do RH?
Sob uma visão mais humanista, o RH é um grande parceiro dos colaboradores para ajuda-los com mudanças, boas condições de trabalho e resolução de problemas sem sobrecarrega-los com a necessidade de trazer mais resultados.
É importante lembrar que o RH é responsável por todas as questões legais e fiscais envolvendo os contratos de trabalho. Além de ser benéfico para o funcionários garantindo seus direitos, todo o cuidado com as questões burocráticas faz com que a empresa evite processos, sanções e despesas desnecessárias.
Fontes: