Dicas de como envelhecer com mais qualidade de vida!
Dicas e informações sobre como alguns cuidados podem auxiliar em nossa vida!
Dicas de como envelhecer com mais qualidade de vida.
A melhor idade pode ser vivida e aproveitada com muita qualidade de vida. Mas, claro, exige alguns cuidados extras, uma vez que o corpo já sofreu alguns desgastes naturais e, também, pode pagar o preço de uma vida com hábitos pouco saudáveis.
Para envelhecer com saúde, disposição e bem-estar, inclua na rotina hábitos e cuidados que farão toda a diferença!
Tenha uma alimentação balanceada e saudável.
Esse é um hábito fundamental para uma vida saudável. Portanto, prefira uma alimentação rica em verduras, legumes, grãos, leguminosas, fibras e que contenham proteína magra. Evitar alimentos processados e ultraprocessados ajuda, e muito, a manter a saúde do coração e das artérias ao longo de toda a vida.
Faça sempre três refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar. Nos intervalos, consuma alimentos frescos para ajudar a compor uma dieta equilibrada em nutrientes. Coma devagar e escolha um local tranquilo para realizar as refeições.
Hidrate-se.
Para evitar a desidratação beba bastante água ao longo do dia, especialmente em dias mais quentes. Se não há muito prazer na ingestão de um copo de água, experimente incluir rodelas de limão, laranja, pedacinhos de gengibre ou folhas de hortelã para deixar a água mais saborosa.
Pratique atividade física.
A atividade física ajuda a reduzir a pressão arterial, fortalece a musculatura – ajudando a evitar fraturas no futuro, melhora o humor e a saúde mental, proporciona maior longevidade, colabora para manter o peso saudável, entre outros benefícios. Tome cuidado com os excessos e, para não desistir facilmente, escolha o que mais se identifica. Caminhada, hidroginástica, dança e yoga são boas opções.
Durma bem.
Boas noites de sono trazem muitos benefícios para o corpo e a mente. Insônia e sono picado podem causar irritabilidade, déficit de memória e desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Enquanto uns precisam de seis horas de sono outros podem necessitar de oito ou até nove horas. Mais importante do que a quantidade de horas é a qualidade dessas horas de repouso.
Faça check-ups.
Consultas e exames regulares são fundamentais na terceira idade. Eles são importantes para acompanhar a saúde, para rastrear doenças precocemente e para controlar eventuais doenças crônicas.
Tenha hobbies.
A depressão pode ser comum nessa fase da vida. Para evitá-la faça cursos, leia um livro, toque um instrumento musical, vá ao cinema, participe de debates, tenha um hobby. Mantenha a sua mente ativa e não se isole. Esteja sempre aberto para estar com quem ama e fazer novas amizades.
Não fume e nem beba em excesso.
O cigarro tem inúmeras substâncias que oferecem riscos à saúde, seja para os fumantes ativos ou passivos – aqueles que não fumam, mas convivem em ambientes fechados com quem fuma. O cigarro colabora para o “endurecimento” das artérias, o aumento da pressão sanguínea e da frequência cardíaca.
Já os efeitos do álcool, além de nocivos em qualquer idade, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares, úlceras gástricas, neoplasias e doenças neuropsiquiátricas, podem ser mais intensos nos idosos em razão das alterações fisiológicas do envelhecimento.
Fonte: Laboratório Bering